Benefícios das aulas de circo para as crianças !!!

Padrão

DSC_0048

O circo é uma atividade milenar que permanece viva até a modernidade. Hoje um pouco diferente, com pitadas da contemporaneidade. Hoje o circo vai além das lonas onde podíamos experimentar diversas sensações ao ver os artistas com suas inúmeras habilidades: voarem a muitos metros de altura, executarem saltos, equilibrar-se nas alturas. Os ensinamentos eram passados nas próprias famílias e hoje a arte do circo pode ser aprendida nas escolas, academias, clubes. E não só para tornarem-se artistas mas principalmente praticada como esporte, atividade física, terapia, lazer.

Pendurar no trapézio, balançar no tecido de ponta cabeça, equilibrar-se no rolinho, dar cambalhota, jogar bolinhas para cima ampliam o repertório motor da criança, estimulam todos os sentidos, a criatividade, imaginação, coordenação, lateralidade, domínio espacial, confiança em si e no outro, autoestima, autocontrole, concentração, tudo isso sem perceber, pois as aulas são montadas visando o entretenimento, a magia, a ludicidade e, sobretudo, a espontaneidade.

A aula de circo hoje é indicada por profissionais da sáude, pois contribui significativamente com oque podemos chamar de transtornos e excessos da modernidade tais como: déficit de atenção, hiperatividade, obesidade infantil, sedentarismo,  tecnologia em excesso , consumismo exagerado, falta de espaço , ansiedade, individualismo, medo.

Os aparelhos e seus benefícios

Trapézio/Tecido/lira : ficar suspenso sobre o solo requer um bom padrão de flexão que esta ligado ao sistema nervoso sendo que a primeira reação é agarrar-se ao equipamento, desta forma favorecendo o estimulo sensório motor. A instabilidade do aparelho, seu balanço, faz com que seja recrutado a musculatura mais interna do corpo gerando força e definição muscular, concentração, noção de altura, perda de medo de altura, confiança, graciosidade, postura corporal e equilíbrio .

Cama elástica: é um exercício aeróbico proporcionando melhora no condicionamento físico, perda peso, noção tempo e espaço, coordenação motora, propriocepção, estimulação sensitivas (tato, visual, auditiva), ação anti-gravidade, propriocepção,ajuste postural e reação de equilíbrio.

Latão/ slack line/ rola rola/monociclo/perna de pau/arame: equilíbrio, concentração, propriocepção, determinação, estimulação sensitivas (tato, visual, auditiva), propriocepção, ajuste postural e reação de equilibrio

Malabarismos: bolinha, fita, claves, swing,aros, diabolôs : ritmo, concentração, determinação, raciocínio, estímulo da visão.

Bambolês: ritmo, alongamento de coluna, fortalecimento abdominal.

Ginástica solo: confiança, flexibilidade, força, postura corporal, potência.

Portagem/pirâmide: confiança no outro, desafio, entrega, postura corporal, tônus muscular, socialização.

Circuito exercícios : desenvolve movimentos fundamentais como correr, saltar ,rolar, engatinhar, agachar, lançar, dependurar.

Brinquedos e brincadeiras: valorização princípios (socialização, companheirismo, paciência, entendimento, ética) confiança, socialização, raciocínio, desenvolvimento do sistema nervoso, noções de tempo e espaço.

As aulas para os pequenos são a partir de 3 anos de idade até 13 anos.

Nosso modelo de aula são compostos por atividades lúdicas e técnicas, através da liberdade e estimulação, respeitando a individualidade e os limites de cada um.

Ao final de cada semestre os alunos poderão subir no picadeiro e apresentar um espetáculo, demonstrando tudo que foi aprendido, e assim receber os aplausos do respeitável público.

Os aparelhos utilizados e os exercícios serão apresentados a partir do mais simples e avançarão em nível de complexidade de acordo com o desempenho de cada um.

A aprendizagem fica garantida através da explicação verbal e visual. Onde o próprio professor demonstra e/ou faz uso de foto, desenho, vídeo, apostilas desenvolvidas a partir da nossa metodologia.

O  exercício é aprendido por partes onde o uso de educativos são muito utilizados e eficazes, ante o exercício pelo todo ou completo acontecer.

A SEGURANÇA fica resguardada pela categoria pedagógica e mecânica através:

– A utilização de acessórios, como colchões, lonjas de seguranças, garante a proteção em caso de quedas, sendo imprescindíveis para o treinamento dos aparelhos aéreos.

– A turma contará com 1 professor, e sendo avaliado a necessidade devido a um  número maior de alunos na turma, será disponibilizado mais 1 professor, garantindo assim a segurança do aluno.

– Verificação da instalação dos aparelhos aéreos, faixas, manilhas , cordas, mosquetões, roldanas, cabos que os suspendem é muito importante.

– Os aparelhos iniciam em uma altura baixa e que a mesma seja aumentada conforme a evolução do aluno.

– Aprimoramento da técnica, antes de passar um exercício mais difícil;

– Preparação psicológica do aluno ( concentração, a não desistência da realização no meio do exercício etc.);

– O professor proporcionará condições ideais de aterrissagem ao aluno através da sua experiência, sabendo como e onde apoiar o aluno e o ensinando a lidar com as situações.

– Os alunos devem executar somente o que foi planejado e proposto pelo professor e sempre sob sua vigilância.

– Pausas de descanso são fundamentais para a segurança e êxito da aprendizagem.

– uso de roupas apropriadas que cubram as axilas, região abdominal e pernas ajudam a evitar estas lesões ocasionadas do contato brusco com o aparelho. O uso de calçados especiais (botinhas flexíveis de couro) e tornozeleiras aumentam o conforto e a segurança.

Desta forma nosso picadeiro espera que a cada dia mais, aja aqui um encontro de crianças, com seus sorrisos sinceros e falas inocentes, fazendo amizades, criando, aprendendo, brincando e acima de tudo sendo felizes.

Família Trupetralha

CAM02025DSC_0408CAM01838      CAM03372

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s